• MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE CENTRO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO E O INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO AGRONÓMICA


    No dia 18 de Fevereiro de 2026, a Directora-Geral do Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC), Dra. Sandra Afonso, e o Director-Geral do Instituto de Investigação Agronómica (IIA), Dr. João Ferreira Neto, assinaram um Memorando de Entendimento com vista ao reforço da cooperação institucional.

    O Centro Nacional de Investigação Científica é uma pessoa colectiva pública vocacionada para a investigação científica e o desenvolvimento, dotada de personalidade jurídica própria e que goza de autonomia administrativa, financeira, patrimonial e científica.

    O Instituto de Investigação Agronómica (IIA) é um órgão público tutelado pelo Ministério da Agricultura e Florestas, cujas responsabilidades abrangem a coordenação e a execução de actividades de investigação, experimentação e desenvolvimento tecnológico no domínio agro-silvo-pastoril.

    É do interesse de ambas as partes promover o reforço da cooperação técnica, científica e humana entre as instituições, razão pela qual celebraram, de forma livre e de boa-fé, o presente Memorando de Entendimento.

    A cerimónia de assinatura contou com a presença do Dr. João Ferreira da Costa Neto, Director-Geral do IIA; Paulina Essuvi, Directora-Geral Adjunta para a Área Administrativa; Maria Domingas Jacinto, Chefe do Departamento de Recursos Humanos; e do Dr. Mateus António, Investigador Principal.

    Pelo CNIC, a Directora-Geral, Prof. Dra. Sandra Afonso, esteve acompanhada pelo Dr. Edson Cassinela, Director-Geral Adjunto para a Área Científica; pela Chefe do Departamento dos Serviços Gerais, Lídia Capitão em representação da Directora-Geral Adjunta para a Área Administrativa, Chefes de Departamentos e Chefes de Laboratórios.

    Entre os principais objectivos da cooperação destacam-se:
    • Partilha de espaços, incluindo campos experimentais, laboratórios e demais infra-estruturas, para a execução de ensaios e experimentos agronómicos;
    • Elaboração e publicação conjunta de artigos científicos nas diversas áreas de especialização das instituições envolvidas;

    A cooperação vai permitir a disponibilização dos laboratórios do CNIC para a aplicação de técnicas isotópicas, cultura de tecidos, análise de solos e análise de patógenos, entre outras; prestação de assessoria agronómica por parte dos profissionais de ambas as instituições.