Na sexta-feira, 19 de Junho, realizou-se, nas instalações do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda (LuandaTec), a cerimónia oficial de inauguração, presidida por Sua Excelência o Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, que procedeu ao corte da fita.
O PCTL-LuandaTec é uma infra-estrutura afecta ao Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, tendo como objectivo contribuir e favorecer, através dos seus serviços, a criação e o desenvolvimento de empresas de base tecnológica e de conhecimento, com vista ao fortalecimento do ecossistema angolano de investigação científica, desenvolvimento e inovação, bem como à promoção do desenvolvimento socioeconómico de Angola.
No quadro da sua actuação institucional, o PCTL-LuandaTec orienta-se pela seguinte visão e missão:
Visão:
Ser uma referência na transferência e aplicação da ciência, do conhecimento e das tecnologias, promovendo a inovação e a especialização inteligente das empresas nacionais, com projecção a nível global.
Missão:
Constituir-se como um espaço inovador onde a ciência, a investigação científica, a inovação, a tecnologia e a actividade empreendedora em Angola interagem, criando um ambiente competitivo orientado para o desenvolvimento sustentável do país.
Durante a cerimónia, realizada na sala de conferências, foi apresentada aos convidados uma exposição institucional sobre o Parque, a cargo do Coordenador da Comissão Instaladora, Dr. António Alberto Neves de Alcochete. Na ocasião, o representante do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Pietro Toigo, destacou o êxito alcançado na construção do PCTL-LuandaTec, bem como outras componentes do Projecto de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (PDCT), nomeadamente a atribuição de bolsas de estudo, com salvaguarda da questão do género, e o investimento em projectos de investigação científica.
Sua Excelência o Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, visitou toda a infra-estrutura, acompanhado pelo Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Doutor Albano Vicente Ferreira Lopes. A visita incluiu a nova Estufa do Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC) e os laboratórios recentemente requalificados e equipados, cuja apresentação esteve a cargo da Directora-Geral do CNIC, Prof.ª Doutora Sandra Domingos João Afonso.
Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação: www.mescti.gov.ao