• DIRECTORA GERAL DO CNIC PARTICIPA NA 42.ª CONFERÊNCIA MUNDIAL DA IASP EM BEIJING


    Uma delegação do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), chefiada pelo Ministro Albano Vicente Lopes Ferreira, participa de 16 a 19 de Setembro, em Beijing, República Popular da China, na 42.ª Conferência Mundial da Associação Internacional de Parques de Ciência (IASP). O encontro decorre sob o lema “Elevando a excelência: espaços de inovação impulsionando o desenvolvimento de alta qualidade.

    O programa da conferência inclui visitas a importantes infraestruturas de inovação em Beijing, como o Zhongguancun Dongsheng Science Park, o Zhongguancun Software Park (ZPARK) e o Zhongguancun No. 1 Global Hard Technology Innovation Center.

    Integram a comitiva ministerial Antónia Lima, Directora do Gabinete do Ministro; Ricardo Queirós, Coordenador do PDCT; Sandra Afonso, Directora-Geral do CNIC; Pedro Magalhães, Reitor da Universidade Agostinho Neto; António Alcochete, Consultor do Ministro para CTI; Aristides Ngolo, Consultor do PDCT para os Assuntos Científicos; e Nataniel Santos, Consultor do PDCT para a Gestão Financeira.
    O Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda (Luanda Tech), em construção desde Fevereiro de 2023. O Luanda Tech foi admitido, no dia 14 de Setembro do corrente, após ratificação pela Assembleia Geral, como novo Membro Afiliado da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP), o Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda a inauguração está prevista para Dezembro de 2025.

    A participação do Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC) na presente conferência reveste-se de significativa relevância institucional, na medida em que permitirá à Senhora Directora-Geral, Professora Doutora Sandra Afonso, observar diretamente os avanços mais expressivos no domínio da tecnologia e da inovação. Esta oportunidade representa não apenas um momento estratégico para o fortalecimento de redes colaborativas (networking), mas também um espaço privilegiado para a promoção da missão científica e institucional do CNIC, contribuindo para o seu posicionamento enquanto referência nacional e internacional na produção e difusão do conhecimento.