A participação dos investigadores do Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC) no ICARST-2025, organizado pela AIEA (International Atomic Energy Agency), foi destacada nas newsletters da ISTRA-Society (International Scientific Society for Tracer and Radiation), uma das principais organizações internacionais dedicadas às aplicações de radiação e traçadores. Esta publicação reforça a visibilidade e o impacto das contribuições científicas desenvolvidas por Angola no domínio das tecnologias de radiação.
A ICARST é a conferência global da AIEA dedicada ao uso pacífico da radiação nos sectores industrial, ambiental, médico e científico. A edição de 2025 centrou-se no avanço das técnicas de diagnóstico industrial, radiotraçadores e segurança radiológica.
Os investigadores Kabey Mbaz Rodolfo, Zeleme Toko e Orfeu Teixeira Trindade, todos membros oficiais da ISTRA-Society no Grupo Regional da África, foram igualmente destacados pelos seus contributos técnicos. Os três são certificados pela ISTRA-Society, em colaboração com a AIEA, como Operadores de Aplicações de Traçadores e Radiação – Nível 2, nas seguintes técnicas:
· Fontes Seladas – Varrimento de Coluna (Gamma Scan)
· Radiotraçadores – Distribuição do Tempo de Residência (RTD)
Os trabalhos apresentados demonstram o progresso do Laboratório de Isótopos do CNIC e a aplicação prática destas tecnologias na Refinaria de Luanda. A publicação reforça a relevância das actividades científicas do CNIC, impulsiona oportunidades de cooperação e consolida o papel de Angola no domínio das aplicações pacíficas da tecnologia nuclear.
Para mais informações
· ICARST 2025 – AIEA: https://www.iaea.org/events/icarst-2025
· ISTRA-Society – International Society for Tracer and Radiation Applications: https://www.istra-society.org